terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Uma nação de pessoas médias

Nesse video do Chris Rock, ele explica o que todos sabem mas ninguém percebe: em uma sala de aula qualquer existem sempre uns 5 alunos muito inteligentes, outros 5 muito burros e o resto está todo no "meio".


Link do video

Isso é a mais pura verdade!
Então esses alunos do "meio" crescem, e se tornam adultos do "meio", que criam uma sociedade do "meio".
Esse gráfico de Gauss mostra bem como é a distribuição de QI de acordo com a população.


E já que a maioria é sempre o pessoal do "meio", determinados assuntos e determinadas compreensões do mundo (não estou falando de física quântica ou programação ou nada que tenha este tipo de estereótipo) são alcançadas apenas pelas pessoas mais inteligentes.
Pessoas como eu, que consigo entender os outros e até me colocar no lugar dos outros para melhor analisar a situação ou um ponto de vista, mas minha atitude nunca é recíproca.
Lembrando sempre que entender não significa concordar e vice-versa, percebo que a maioria das pessoas do "meio", assim que discordam de um determinado tópico bloqueiam qualquer forma de compreensão, se sentem enganadas/subjulgadas/inferiores e então passam a atacar seus semelhantes.
Pessoas do "meio" irão ler este texto e sentirão repúdio, nojo e talvez eu até desperte a ira de alguém, mas só quero dizer que inteligentes, burros e os do "meio" são todos seres humanos.
E todos merecem respeito, todos merecem serem ouvidos e compreendidos, e todos também devem respeitar e ouvir.
Mas é uma pena que estes princípios básicos não são ensinados em lugar nenhum, e então quem é minoria (os burros e os inteligentes) são sempre dicriminados.
Infelizmente sinto na pele todos os dias essa discriminação, e inteligente que sou sempre tenho excelentes argumentos para defender meus pensamentos/idéias/atos, mas as pessoas do "meio" que me rodeiam se sentem ofendidas. São ofendidas pela própria ignorância de não querer entender, pensando que caso entendam deverão obrigatoriamente concordar.

Não achei o video com legenda, mas o inglês do Chris Rock é bem fácil.
Então, se você não entender o que ele fala, isso só prova que você também faz parte do pessoal do "meio", e é provavelmente por este motivo que tenha odiado o texto acima...

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso é verdade. Temos uma nação do meio, e o "meio" é sempre estimulado. Uma pena.

Luiza Venturini disse...

Me desculpe, mas achei seu post um pouco arrogante. Com certeza agora você vai me julgar de "pessoa média" e dizer que não compreendi o que você quis dizer, mas não importa. Só queria dizer que as pessoas que se consideram muito inteligentes, deviam estimular os outros, ajudá-los, não tratar disso como se fosse um caso perdido e principalmente, ficarem se achando superiores! Todo mundo tem capacidade de entender, de raciocinar. O que acontece é que essas pessoas são simplesmente deixadas de lado, o que as faz pensar que nunca chegarão ao nível dos que são inteligentes. Desconsidere esse comentário se você achar melhor, afinal, é só a minha opinião.

Tonniguerra disse...

Tá aí o ezemplo do q foi dito. Uns irao odiar, outros não. Se for.do.meio com certeza odiará. Mas a verdade muitos não aceitam.