quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O primeiro transistor

No dia 23 de Dezembro de 1947 o mundo conhecia o transístor, o primeiro amplificador eletrônico de estado sólido. Mais do que substituir as enormes válvulas eletrônicas, o transístor logo se revelaria como uma das ferramentas mais importantes já criadas pelo homem. E a humanidade nunca mais seria a mesma depois dele.

O primeiro transístor media cerca de 1,5 centímetro e não era feito de silício, mas de germânio e ouro, montado sobre suportes de plástico, conforme mostra esta foto dele:


Os transistores fabricados em escala industrial hoje medem 45 nanômetros, mais de 330.000 vezes menores. Seu computador possui hoje mais ou menos 2 bilhões de transistores no microchip. Em escala de laboratório, os cientistas já conseguiram fabricar transistores moleculares, centenas de vezes ainda menores.

Seguindo os avanços de vários outros cientistas, coube ao trio John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley os méritos pela invenção do transístor. Eles receberam o Prêmio Nobel de Física de 1956 pelo seu invento.

Vi no Inovação Tecnológica

Nenhum comentário: