quarta-feira, 16 de abril de 2008

Doe sangue!

Eu já falei sobre doar sangue aqui, e se alguém doou nakela época, já pode ir doar de novo! Só 3 meses de espera entre as doações!
Pra quem nunca doou sangue, eu explico o básico:
Não dói, não prejudica ninguém (nem você mesmo), é gratuito, é seguro.
Se você for doar, esteja bem alimentado.
E deve ter entre 18 e 65 anos e mais de 50Kg.
Ficar uma semana sem ácido acetil salicílico (aspirina), máximo de 2 parceiros sexuais nos últimos 6 meses, mais de um ano desde a última cirurgia com corte.
Mais uns outros detalhezinhos que eles explicam lá na hora, com privacidade.
Eu mesmo já doei sangue 7 vezes! (450ml * 7 = 3,15 litros!)


Os mitos mais comuns são de que doar sangue emagrece, engorda, afina ou engrossa o sangue. Tudo mentira! Doar sangue não vai mudar nada no seu organismo! Pena que nem todos sabem disso, seja por falta de acesso à informação ou por ignorância mesmo.
Doe sangue e ajude alguém, pois você não sabe o dia de amanhã e talvez você precise.
E quando você doa sangue, ganha gratuitamente exames das principais doenças como HIV, hepatite etc. Muito útil!
Infelizmente nem todas as cidades possuem um hemocentro ou central de coleta de sangue, mas procure se informar sobre sua cidade e região.

Um comentário:

Anônimo disse...

ola!

parceria topada!tambem é meio indeciso o nome do site mas poe como o dia de hoje mesmo que fica bom!

gosto bastante do seu site tambem... tenho ele sempre nos meus feeds ja algum tempo! Muito bom sempre com coisas inusitadas..

sera uma bela parceria sempre que quiser visita e comenta por la!

abraços!