segunda-feira, 29 de junho de 2009

Blink 182 e o filme Scarface

Pra quem não sabe, o nome da banda Blink 182 era pra ser apenas Blink. Mas já havia outra banda registrada com este nome e então eles resolveram mudar o nome, e pra isto bastava colocar alguma outra coisa no final do nome. E vocês sabem porque eles escolheram o número 182? É porque, segundo eles, é a quantidade de palavras "fuck" que existe no filme Scarface!


Eu sei isso porque sou fan da banda e não me lembro onde li isso.
Mas sei que meu amigo Felipe me emprestou o DVD do filme Scarface (1983, de Brian de Palma, com Al Pacino), e adivinhem:
Eu contei quantos "fucks" existem no filme!

Contei as palavras separando seus sufixos em fuck, fucked, fucking e (mother)fucker.
E também separei em palavras que o Scarface diz, e palavras que os demais personagens falam.

Eis a lista do Scarface:
59 Fuck
63 Fucking
8 Fucked
4 Motherfucker
Subtotal: 134

Eis a lista que demais personagens falam:
27 Fuck
18 Fucking
3 Fucked
Subtotal: 48

Total = 134 (Scarface) + 48 (outros personagens) = 182 Fucks!
Reparem bem que 182 é a quantidade que a palavra fuck aparece no filme, mas o Scarface fala apenas 134 vezes.


Além desta quantidade, Scarface ainda diz mais 3 fucks e mais 3 fuckings que não aparecem na legenda, pois são momentos tensos com diálogos rápidos. Então a soma real deveria ser 182+3+3=188, mas estas 6 vezes extras podem ter sido algum improviso perfeito do Al Pacino, algo que não havia no script.
A maioria dos fucks ocorre na metade final do filme.

Não contei nenhum outro palavrão além dos fucks, mas também existem estes: coño (espanhol), bitch, son of a bitch, cocksucker, lesbian e junkie. (acho que é "só" isso mesmo...)

OBS: Sim, eu sei que era muito mais fácil pegar o arquivo de legenda em algum site e dar um F3 no texto, mas eu não confio em quase nada que vejo na internet. No filme original eu confio.

2 comentários:

POK disse...

Soa meio ridículo você falar que olhou o filme e falar que o nome do personagem é Scarface. O nome do personagem é Tony Montana, e o ator é Al Pacino. Lembrando que o Blink nunca admitiu publicamente essa origem do nome.

Alguém lembra da velha teoria que 182 dito em inglês (one eight two) soa igual à 'One Ate Two' (Um comeu dois) ? Reflitam...

de Pacas disse...

Bela analise... eu li isso no revista nos anos 90. Mas nao lembrava qual era o filme.