terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Mas como assim ateu?

O diálogo abaixo aconteceu numa cidade qualquer, com duas pessoas quaisquer, por um motivo qualquer, e não houve tradução.

-Mas e você? Qual tua religião?
-Sou ateu.
-Ateu?
-Sim, sou ateu!
-Mas como assim ateu?
-Ateu oras! Não acredito em deus então sou ateu.
-Mas...mas...mas...
-O que é que foi?
-Mas como que tu não acredita?
-Não acredito! Nem em deus, nem satan, nem alma, nem céu ou inferno. Pra mim nada disso existe! Mas porque você tá assim?
-É que tu é uma pessoa muito legal, gente boa, engraçada, e nunca imaginaria que você fosse ateu.
-Mas o que tem de ruim em ser ateu?
-É que...tipo assim...
-Tu tem preconceito. Dá pra ver nitidamente!
-Não!
-Claro que sim. Tu fala como se a ausência de um deus na vida de uma pessoa fosse influenciar o comportamento pro lado mau. Mas uma coisa não tem a ver com a outra!
-Não! Não tenho preconceito...é que...hum...
-To ouvindo. Não sabe se defender? Não sabe o que falar?
-Mas porque tu nasceu?
-Porque eu nasci? Esse é teu argumento? Nasci porque meus pais transaram! Ou tu pensou o que?
-Tá, mas você acha que evoluímos dos macacos?
-Chega. Já vi que tu não tem a menor noção de história, sociedade ou teorias de evolução e não to afim de ouvir sempre os mesmos argumentos furados. Eu, se fosse você, colocaria o cérebro pra funcionar e pesquisaria sobre isso antes de voltar nesse assunto comigo, tudo bem?
-Tá! Tudo bem. E se você quiser ir na igreja comigo é só falar que eu vou junto contigo. Ok?
-O que? Igreja? Eu sou ateu!

E é claro que a pessoa crédula pensou que o ateu que é o ignorante :-/

Nenhum comentário: