quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Use o Gmail em conexão segura (criptografada)

Segue abaixo o texto integral que recebi do Aluízio por e-mail.

"Descobri ao acaso que é possível trabalhar com o Gmail em conexão segura (criptografada).
Testei se dava e deu!
Sites com criptografia são acessados colocando um "s" (vem de "secure") depois do http. Isso garante que as informações passadas pelo seu navegador não serão, a priori, captadas (entendidas).
Para e-mail, é bom que ninguém leia né?
Usem https://www.gmail.com para acessar a conta. Eu mesmo tenho salvo esse endereço no meu favoritos (na barra de links) assim eu posso até me esquecer que uso https. Quando uso em PCs públicos eu uso então https.
Na primeira vez que você for usar provavelmente seu browser vai dizer que o site não é confiável. Isso acontece porque é necessário que uma entidade verifique a autenticidade do site (como a verysign por exemplo). No entanto, isto é caríssimo, e o Gmail ele mesmo o faz isso. O que acontece é que ele não é uma entidade certificada mundialmente a fazê-lo e seu browser interpreta como uma possível fraude.
O seu navegador vai pedir pra você confirmar pessoalmente o certificado. Faça isso e ele não incomoda mais você.
Pronto naveguem com segurança!

Espero ser de utilidade a todos, Aluízio.

PS.: Se você digitar apenas http://www.gmail.com ele abre um https automaticamente mas apenas para o envio da senha e usuário, retornando ao modo não seguro depois. Usando https você garante senha protegia e conteúdo protegido!"

Valeu a dica Aluízio! Com certeza isso vai ajudar muitas pessoas!

Nenhum comentário: