quarta-feira, 23 de julho de 2008

Faça seu próprio show de laser!

Olha com calma essa imagem:


Curtiu? Quer fazer um igual pra você? Quer apavorar numa festa com seus amigos ou com a mulherada?
Pois então clique aqui!

Eu já fiz o meu (uhul! \o/), e então fornecerei algumas dicas:
-Use coolers com 5x5cm (igual de processador de PC antigo). Eu usei coolers menores e o desenho fica muito pequeno quando projetado numa parede. Coolers maiores que 5x5cm podem consumir muita energia e vibrar muito.
-Para o espelho, use um CD de pagode ao invés de uma placa de acrílico espelhado. Corte com uma tesoura grande e bem afiada, mas antes de cortar cole tiras de fita crep sobre o CD para que ele não trinque ou rache durante o processo.
-Para remover a tinta e usar o lado correto do CD você precisará de acetona ou de removedor de tintas. Não use o lado já brilhante do CD pois assim a reflexão será dupla, e seu desenho ficará fosco e feio.
-Ao colar o espelho no cooler, faça a menor algulação possível. Eu usei como calço um palito de dente cortado ao meio. Se você inclinar muito o espelho, o desenho vai abrir muito, e então poderá não caber dentro do último espelho, cortando portanto as laterais da imagem.
-Certifique-se de que quando colar o CD no cooler, ele esteja o mais centralizado possível. Se ele não estiver balanceado com o centro do cooler, o cooler irá vibrar e o desenho aparecerá tremido.
-Caso você não entenda muito de eletrônica, você não precisa de um microcontrolador(PIC18F1220). Eu mesmo usei potenciômetros em série direto nos coolers, e já dá pra fazer um super efeito.
-Adquira um laser bom e forte. Eu coloquei aquele vermelho usado para apresentações e ele é muito fraco. Só dá pra ver quando está muito escuro mesmo!
-Usei uma caixa de papelão, mas o papel não ficou muito rígido então as vezes o desenho sai errado. :-/ Portanto, use uma caixa plástica igual explica no site. Um pote velho também deve servir.
-No mercadolivre uma máquina profissional pra show de laser custa no mínimo 600 reais. Eu gastei 50 reais com uma caneta laser fraca, uma fonte de alimentação 12volts e 3 coolers. Colei tudo com superbonder e fita crep.
Só falta comprar agora uma caneta laser forte!

Nenhum comentário: