segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Suicídio.com

Esse é o título que a revista Época deu à uma matéria nesta semana, onde mostra que jovens do mundo todo, e agora do brasil também, estão acessando fóruns e blogs em busca de maneiras de suicidarem-se.
Tem foco no último caso, um gaúcho de 16 anos chamado de Vinícius mas que se auto-entitulava Yoñlu.


Link da matéria toda em 4 páginas aqui.

Não se sabe qual o motivo que levou ele a ter cometido suicídio.
Talvez sejam os cartões corporativos do governo, ou sofria de bulling na escola, ou foram coisas pequenas do dia-a-dia mas que "de grão em grão a galinha enche o papo".
Ninguém sabe. Ou talvez, saibam sim.
Talvez Yoñlu tivesse contado seus problemas e dramas para alguém, mas talvez este alguém não tenha compreendido o que Yoñlu quiz dizer.
Yoñlu era superdotado, um gênio que ia pra aula pra ficar escutando música pois mesmo assim absorvia conhecimento e sempre passava de ano com boas notas. Mas sem desafios de superação, qual é a graça de tirar sempre notas boas?
A matéria da revista fala do número cada vez maior de jovens que buscam uma saída "nem um pouco correta", e termina a matéria assim: "Ele estava errado. Nada nunca mais será igual. Tudo ficou pendente." se referindo ao jovem que suicidou-se.
Não concordo.
Da mesma forma que a revista coloca a culpa do incidente sobre o garoto, talvez outras pessoas, antes dele se suicidar, tenham colocado a culpa nele erroneamente, culpa acima do que ele pudesse suportar.
Existe um ditado que diz que "sempre que se aponta um dedo pra alguém, outros três dedos apontam pra você", mas ninguém nunca vez estes três dedos pois a mão os esconde.
Porém realmente é mais fácil culpar Yoñlu, pois agora que está morto não poderá se defender...
Não penso nele como um doente ou um fraco. Penso como mais uma vítima. Vítima do sistema, da família, dos amigos, da escola ou qualquer outra coisa, mas era uma vítima.

3 comentários:

Anônimo disse...

Qualquer computador é capaz de armazenar e processar informações mais rápido do que esses garotos.
QI alto não é sinônimo de genialidade, existem pessoas que mal sabem ler e são geniais!!

Anônimo disse...

Por exemplo, um cara burro como eu, que comenta no tópico errado, pode ser genial.

kkkkk

Anônimo disse...

Estou achando essa história muito mal contada e com certeza, há muito mais coisas por trás desse suicídio do que nós podemos imaginar. Como diz o ditado: "Diga-me com quem andas e eu digo se vou contigo" só quem pode esclarecer de fato o motivo dele suicidar-se, são os tais amiguinhos virtuais do fórum pois devem ser os únicos que para os quais ele se abria, penso eu, ou, do ponto de vista cristão, talvez esses mesmos "amiguinhos virtuais" dele teriam ter algum tipo de pacto c/ o Diabo e nesse caso oque fica sempre em jogo é a alma da pessoa, quem pode garantir que o próprio garoto ñ tinha feito tal pacto consciente ou inconscientemente? Na minha opinião, ñ tenho dúvidas de que haviam e há influências de forças malígnas por trás de todas as pessoas e fóruns de discussão sobre tais assuntos!!!
Abraços